48,6% da população das zonas urbanas em Angola vive em bairros de lata
HABITAÇÃO. Angola tem um número considerável de famílias a viverem em bairros de lata apesar de estarem em zonas urbanas. Relatório africano afirma que construções em todo país são dominadas maioritariamente por autoconstrução não havendo, por isso, planos directores de ordenamento do território.
Cerca de 48% da população residente em zonas urbanas em todo país vive em bairros de lata onde não há um sistema de distribuição de água e energia eléctrica. Os dados são do Centro de Financiamento de Habitação Acessível em África (CAHF), que estima ainda que mais de 67% dos residentes em Luanda vivem em casas autoconstruídas.
O documento, que avalia a situação do acesso e do financiamento à habitação em todos países de África, considera que o país é dominado pelo sector informal para o acesso à terra, mão-de-obra e materiais de construção. Descreve, por outro lado, que a zona urbana de Luanda é composta, principalmente, por edifícios da era colonial, cercados por assentamentos informais em expansão.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública