Girabola Zap
Banco BAI
Novas medidas a vigorar até 8 de Setembro

Restaurantes e espaços comerciais com horários alargados

Os restaurantes e similares, supermercados e espaços comerciais vão passar a ter o horário alargado a partir de segunda-feira, 10 de Agosto, segundo as novas regras excepcionais acrescentadas ao Estado de Calamidade.

Restaurantes e espaços comerciais com horários alargados

Os restaurantes vão poder funcionar das 6 horas até às 21 horas, mas a ocupação não pode exceder os 50% da sua capacidade, devendo ser asseguradas as regras de biossegurança e de distanciamento físico entre os clientes. Vão ser permitidos apenas serviços de atendimento à mesa. Não são permitidos serviços em regime de 'self-service' e de atendimento ao balcão.  

Os serviços de ‘take away’ continuam a ser feitos até às 22 horas. As novas medidas têm um período de vigência de 30 dias.

Também os estabelecimentos comerciais e cantinas voltam a ter o horário alargado. Passam a funcionar das 7horas até às 19 horas. No entanto, a força de trabalho nestes espaços não deve ultrapassar os 50%, em Luanda e 75% nas outras províncias.

A infracção as estas novas medidas são passíveis de multa que poderão ir dos 100 mil aos 250 mil kwanzas.

As medidas são abrangidas em todo o território nacional.

O uso de máscaras para a ser obrigatório em todos os locais públicos e até no interior das viaturas. O desrespeito pela regra do uso da máscara é passível de ser aplicada uma multa que varia dos cinco aos dez mil kwanzas.

Estas medidas, decretadas pelo Presidente da República, foram reveladas por Adão de Almeida, ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, no dia em que foi também anunciado o registo de 34 novos infectados e três mortes, vítimas do covid-19.

Das restantes medidas, destaca-se a possibilidade de pessoas infectadas ou suspeitas poderem cumprir a quarentena domiciliar, mas com regras muito específicas, como, por exemplo, estar isolado em casa. A violação da quarentena pode resultar numa multa que varia entre os 150 e os 250 mil kwanzas. A quarentena em casa só termina com um atestado de 'alta' atribuído pelas entidades sanitárias.

X