Girabola Zap
Banco BAI
Para Setembro

AGT com segundo leilão online

A Administração Geral Tributária (AGT) anunciou, no seu boletim mensal deste mês, a realização do segundo leilão online para Setembro, estando em curso os trabalhos de transferência dos contentores para o Centro Logístico Aduaneiro do Quilómetro 33 (CLA).

AGT com segundo leilão online

As mercadorias a serem leiloadas são essencialmente artigos abandonados, confiscados ou não desalfandegados pelos destinatários. No entanto, todas as mercadorias licitadas excedem o prazo nos espaços aduaneiros. Para o modal aéreo são 30 dias, para o desalfandegamento, portuário 60 e para produtos perecíveis apenas 48 horas.

A AGT assegura que o leilão online vai obedecer à criação de uma equipa de avaliação, organização das condições necessárias para acompanhar os lances efectuados pelos contribuintes. “Vamos avaliar as mercadorias a licitar, transferir a informação sobre os lotes para a plataforma de leilão, e analisar a conformidade da informação transferida para plataforma de leilão”, garante o chefe de Departamento do Serviços Aduaneiros da Terceira Região Tributária (Luanda e Bengo), Osvaldo Henriques

A instituição pretende deixar de realizar leilões presenciais, passando ao modelo online. “Tomámos a decisão de optar pelo leilão online, em função da pandemia, que obrigou ao confinamento das pessoas e limitação às empresas. Este modelo possibilita aos candidatos não residentes em Luanda, de participarem do mesmo processo” justifica Osvaldo Henriques

O primeiro leilão online arrecadou com a venda de 139 lotes, 71 milhões de kwanzas. Foi realizado o mês passado e juntou mais de mil participantes. Chegaram a ser comercializados equipamentos informáticos, hospitalares e desportivos, peças industriais e de automóveis, cosméticos, brinquedos, bebidas, vestuário, material de construção civil, motores industriais trifásicos, cosméticos e electrodomésticos.

        

X