Mais de 266 mil pessoas ausentes do trabalho
A população empregada que esteve ausente do trabalho por causa da pandemia da covid-19 foi de 266.265 trabalhadores no segundo trimestre deste ano a
Os dados representam 2,7% dos empregados, dos quais 53,3% são homens e 46,7 mulheres. 81,5% esteve ausente por quase três meses.
A informação consta do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referente ao segundo trimestre deste ano, mas os dados só foram recolhidos em Maio e Junho, precisamente, por causa da pandemia.
Com essa recolha de dados, o INE conclui que, em Angola, o segundo trimestre causou mais 681.477 desempregados, comparativamente ao mesmo período do ano passado
O INE indica em que a actual situação de pandemia da COVID-19 “afecta a recolha de informação quer, da parte dos entrevistadores bem como dos respondentes”. “Assim como consequência do Estado de Emergência e posteriormente a Situação de Calamidade Pública a recolha de dados, do segundo trimestre de 2020, cobriu apenas os meses de Maio e Junho, reduzindo a amostra prevista de 10 932 para 7 192 agregados familiares”.
O INE reitera que apesar da pandemia “fará todos os esforços para manter a produção e divulgação trimestral de dados” e espera disponibilizar a próxima edição do inquérito no final de Outubro, por isso, apela à participação de todos os agregados familiares que fazem parte da amostra, na resposta das questões.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável