Acusado de diversos crimes económicos

Antigo governador da Lunda-Sul em prisão preventiva

16 Sep. 2020 Isabel Dinis País

O antigo governador da Lunda-Sul, Ernesto Fernando Kiteculo, foi detido e colocado em prisão preventiva na cadeia de Viana, em Luanda, acusado de peculato, associação criminosa, recebimento indevido de vantagens, entre outros crimes.

Antigo governador da Lunda-Sul em prisão preventiva

Uma nota da PGR, a que o VE teve acesso, revela que após um interrogatório, o antigo 'homem forte' da Lunda-Sul ficou detido, mas por alegados crimes relacionados com o tempo em que foi governador para o sector económico e produtivo do Kuando-Kubango, cargo que exerceu entre 2012 e 2017.

Ernesto Fernando Kiteculo foi governador da Lunda-Sul entre Outubro de 2017 e Setembro de 2018, nomeado e depois exonerado por João Lourenço.

Em 2012, foi nomeado governador para o sector económico e produtivo do Kuando-Kubango, por indicação do então governador provincial, Higino Carneiro, e reconduzido por Pedro Mutindi.

Já em Outubro de 2018, um mês depois de ter deixado o cargo na Lunda-Sul, surgiram informações de que estava a ser investigado pela PGR. Ainda este ano, Ernesto Fernando Kiteculo desmentia ter sido notificado para responder a um inquérito da PGR.

X