Bens exportados registam aumento de 60,1%
Os preços dos bens exportados por Angola registaram um aumento de 60,1% em Junho comparativamente a Maio.
Os dados constam do Índice de Preços de bens de Exportação e de importação (IPEI) do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os grupos de produtos que mais contribuíram para a variação dos preços na exportação foram a classe dos ‘Combustíveis e minerais’, ‘Outros produtos, incluindo diamantes’ e ‘Produtos agrícolas’.
No período em análise, os preços dos bens importados registaram um aumento de 0,6%, face ao valor registado no mês anterior.
Neste segmento, os grupos de produtos que mais contribuíram para o aumento de preços na importação foram as classes de ‘Óptica e precisão’, ‘Metais comuns’ e ‘Veículos e outros meios de transportes’.
Durante o mesmo período, registou-se um aumento nos índices de termos de troca, com uma variação de 59,0% comparativamente ao mês anterior, passando de 30,3 em Maio para 48,1 em Junho.
Em termos homólogos, o índice de termos de troca registou variação negativa de menos 15,8%, passando de 57,2 em Junho de 2019 para 48,1 em Junho de 2020.
O IPEI é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Angola e o resto do mundo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...