Edifício da Clínica Luanda Medical Center passa para o Estado
Os representantes legais do edifício da clínica Luanda Medical Center procederam à entrega desta unidade ao Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria Geral da República (PGR).
De acordo com um comunicado da PGR, também os representantes legais do Hotel Monalisa Residence, em Talatona, do projecto Imobiliário Torres Eucaliptos, no Rangel, e do Edifício do Instituto Sapiens, na avenida Kima Kienda, procederam a entrega destes bens.
O Valor Económico sabe que o edifício pertence à empresa Luanda Medical Center SA, mas que não faz parte do Grupo Mitrelli. A clínica é propriedade da empresa CSIS (Centro de Serviços Internacionais de Saúde), detida pelo grupo israelita Mitrelli. Apesar de coincidência de nomes, a clínica Luanda Medical Center é apenas inquilina da empresa proprietária do edifício, agora entregue ao Estado.
De acordo com a PGR, os projectos imobiliários foram financiados com fundos públicos provenientes do Instituto Nacional de Segurança Social-INSS. A PGR adianta que a gestão destes empreendimentos ficou com empresas privadas sem que o Estado tivesse qualquer contrapartida. “A entrega imediata, definitiva e irrevogável, os bens passam a integrar o património do Estado, livre de quaisquer ónus ou encargos”, lê-se no comunicado.
A nota dá conta que no caso da Luanda Medical Center, “atendendo à sua utilidade pública, devem ser tomadas todas as medidas que garantam o seu normal funcionamento”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...