Pelo país

Empresa dos EUA inicia construção de projecto de energia solar

10 Mar. 2021 Empresas & Negócios

A empresa norte-americana Sun Africa, especializada em energia, vai lançar na quinta-feira a construção de um megaprojecto fotovoltaico e de baterias em Angola, que produzirá 370 megawatts (MWp) em sete centrais.

Empresa dos EUA inicia construção de projecto de energia solar

O início do megaprojecto, orçamentado em 524 milhões de euros e que a empresa prevê que esteja terminado no terceiro trimestre de 2022, será marcado com o lançamento da pedra fundamental em Biópio, em Benguela, que acolherá o maior dos projectos.

A central de produção de Biópio terá uma capacidade de produção prevista de 188 megawatts e será "o maior projecto solar individual da África Subsaariana", de acordo com um comunicado da Sun Africa.

Segundo a nota, o projeto usará equipamento das empresas Hitachi-ABB, Hanwha Q-Cells e NEXTracker e será construído pelo grupo empresarial português MCA.

"A capacidade total dos sete projectos solares será de 370 megawatts e trará benefícios significativos ao fornecimento de eletricidade de Angola", assinala o comunicado, que refere que este megaprojeto "marcará um novo rumo na diversificação do fornecimento de energia e da economia" do país.

A empresa norte-americana, subsidiária da Urban Green Technologies, sublinha que "além da riqueza em hidrocarbonetos, Angola tem luz solar abundante e uma das maiores irradiações solares no continente africano".

Cinco dos projectos estarão ligados à rede energética principal, enquanto os restantes dois estarão ligados a áreas rurais.

 

X