Entre Setembro e Outubro

BCI será leiloado em bolsa

O Governo anunciou que o leilão em bolsa para a privatização do Banco de Comércio e Indústria (BCI) deve decorrer entre Setembro e Outubro próximo e o vencedor "será conhecido num único dia". 

 BCI será leiloado em bolsa

A informação foi transmitida pelo presidente do conselho de administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, dando conta que o processo de avaliação das candidaturas "tem início nos próximos dias". 

O BCI, banco de capitais públicos, será privatizado via Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), um processo considerado pelo responsável como "piloto e inovador" em Angola por ser a primeira experiência em bolsa. 

"E, por isso, tem as suas tecnicidades, estamos a cumprir, depois desta fase de prévia qualificação, então passaremos para a fase de apuramento dos candidatos que vão ao leilão, a expectativa é que o leilão decorra num único dia entre Setembro e Outubro", disse. 

Segundo Patrício Vilar, também coordenador adjunto do grupo técnico do Programa de Privatizações (Propriv), o processo de reestruturação do BCI para a sua consequente privatização em bolsa "está já concluído". 

O IGAPE recebeu já candidaturas de entidades nacionais e estrangeiras.

"Está sim concluído o processo de reestruturação para a sua privatização, aliás nas contas publicadas, recentemente, percebeu-se que estávamos dentro dos parâmetros exigidos pelo BNA [Banco Nacional de Angola], portanto está concluído", assegurou. 

Em relação ao número de candidaturas, o responsável deu conta que a privatização do BCI tem a especificidade de ser em bolsa e, por isso, realçou, "está-se diante de um mercado multilateral onde os participantes têm direito ao anonimato". 

 

 

X