Presidente exonera administração da TAAG
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou o conselho de administração da companhia aérea de bandeira, TAAG, fundamentando a decisão com a necessidade de concretizar o plano de restruturação da empresa e os seus objectivos estratégicos.
Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da Republicam cessam funções o Presidente do Conselho de Administração, Helder Preza, o presidente da Comissão Executiva, Rui Carreira, cinco administradores executivos e seus não executivos.
A nota remete os fundamentos da decisão para o Decreto Presidencial nº 186/20, de 17 de julho, que adequou o valor nominal do capital social da TAAG e redefiniu a estrutura accionista da empresa, deixando de ser detida totalmente pelo Estado, "havendo necessidade de se concretizar o Plano de Reestruturação" e "incentivar a política empresarial com o propósito de se efetivar os seus objetivos estratégicos".
A TAAG foi fortemente atingida pelos efeitos da covid-19 na circulação de pessoas, tendo registado uma quebra de 75% no número de passageiros transportados, e acumulou prejuízos na ordem dos 372 milhões de dólares em 2020.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...