BNA

Novo Banco suporta aumento de capital social do Banco Económico

Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que o aumento do capital social do Banco Económico (BE) vai passar pela conversão do empréstimo feito pelo Novo Banco ao antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA) em 2014 e do dinheiro dos depositantes.

Novo Banco suporta aumento de capital social do Banco Económico

Segundo o governador do BNA, José Massano a conversão do empréstimo de 340 milhões de dólares em capital social do BE vai permitir também que o Novo Banco reforce a sua posição no banco, aumentando a sua participação de 9,72% para 9,9%.

A conversão do empréstimo insere-se no aumento do capital social do BE em pelo menos 1,1 biliões de kwanzas, uma das “medidas de intervenção corretiva” determinadas pelo Conselho de Administração do BNA.

Num comunicado e no seguimento da sessão extraordinária realizada na terça-feira, o BNA refere que o seu Conselho de Administração “determinou a aplicação” de medidas de intervenção corretiva, “responsabilizando o Conselho de Administração do Banco Económico pela sua implementação”.

Além da conversão do empréstimo do Novo Banco, o BNA estima que o aumento do capital social poderá ser alcançado também com a “conversão parcial em capital, por via negocial”, dos depósitos dos depositantes com “saldo igual ou superior ao equivalente a três mil milhões de kwanzas”.

X