Aberta a VI Cimeira dos países dos Grandes Lagos
A VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos decorre neste momento no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Os presidentes dos países membros ou seus representantes estão já em Luanda, e desde manhã cedo que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, realiza consultas prévias com os seus homólogos. No discurso de abertura, antes do início da Cimeira, o Chefe de Estado disse que a agenda prevê debater a situação de segurança na região, a quotização, a eleição do secretário executivo.
O encontro que decorre sob o lema "Aceleremos a efectiva implementação do pacto e seus protocolos para maior democracia e estabilidade na região dos Grandes Lagos" vai analisar, entre outros assuntos, informações actualizadas sobre a situação de segurança dos membros da organização e aprovar o orçamento do órgão para o período 2016/2017.
Durante a sessão, que vai decorrer a porta fechada, os líderes africanos dos 12 Estados membros da CIRGL vão também aprovar o orçamento do órgão para o período 2016 / 2017.
Outro assunto que marcará o programa está relacionado com a eleição do novo secretário da CIRGL, em substituição do actual, o congolês Ntumba Luaba, à frente dos destinos do secretariado há mais de quatro anos.
Participam na cimeira os presidentes do Uganda, da República do Congo, da África do Sul e do Quénia, e da República Democrática do Congo, respectivamente Yoweri Museveni, Denis Sassou Nguesso, Jacob Zuma, Uhuru Kenyatta e Joseph Kabila.
Estão também na reunião o primeiro vice-presidente do Burundi, Gaston Sindimwo, o primeiro-ministro da RCA, Simplice Sarandji, bem como o vice-presidente do Sudão, Hassabo Mohamed.
JLo do lado errado da história