CONFIRMADA INTENÇÃO DO BRASIL

Acordo de conversão monetária à vista

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Lecker Viera, referiu a possibilidade da assinatura de um acordo de conversão monetária entre o kwanza e o real, confirmando uma informação avançada, em primeira mão, pelo VALOR, na sua terceira edição, de 4 de Abril.

 

O governante brasileiro esteve em Luanda, na semana passada, onde foi recebido pelo Presidente José Eduardo dos Santos e com quem abordou vários temas sobre educação, saúde e defesa, além da área monetária em que se antecipou a celebração de um acordo bilateral de pagamentos nas moedas dos dois países.

Em 2015, Angola e Brasil assinaram um acordo de cooperação e de facilitação de investimentos e José Eduardo e Mauro Lecker trataram das próximas reuniões, no contexto deste compromisso.

Os dois países passam, no entanto, por crises económicas agravadas pela queda do preço do petróleo no mercado internacional, e os investidores brasileiros em Angola pedem facilitação nos pagamentos, pela dificuldades que se registam nas transferências.

O empresário Cleber Corrêa que preside à Associação de Empresas Brasileiras em Angola (AEBRAN) avançou, em exclusivo ao VALOR, que a organização havia submetido ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil uma proposta de conversão entre o kwanza e o real que posteriormente seria apresentada ao governo de Dilma Rousseff.

X