Afreximbank e UA criam comité sobre políticas comerciais
O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e a União Africana (UA) criaram um Comité Pan-africano de Comércio e Investimento do Sector Privado (PAFTRAC) para ajudar a definir as políticas comerciais e de investimento em África.
O PAFTRAC pretende melhorar a participação do sector privado africano no processo de formulação das políticas comerciais e de investimento dos governos, lê-se num comunicado distribuído no final da reunião em Adis Abeba, liderada pelo presidente do Afreximbank, Benedict Oramah, e pelo comissário para o Comércio e Indústria da UA, Albert Muchanga.
"Ao fornecer um enquadramento para as parcerias público-privadas na promoção do comércio africano, o PAFTRAC vai aumentar a integração da África na economia global e contribuir para a transformação das economias africanas em linha com a Agenda UA para 2063", acrescenta o comunicado.
A criação deste comité é um importante passo para a criação de um Conselho Empresarial Africano, um dos órgãos preconizados no acordo de criação da Zona de Livre Comércio Africana (ZLEC), disse Muchanga.
"É imperativo que o sector privado africano desempenhe um papel mais activo na definição dos parâmetros das políticas relativas ao comércio e ao investimento a nível nacional, regional e continental", vincou Oramah, durante a cerimónia que decorreu na capital da Etiópia.
O PAFTRAC será liderado por um grupo de líderes composto por presidentes de empresas e instituições financeiras africanas, representantes dos conselhos empresariais e câmaras de comércio e também por representantes de instituições de pesquisa e políticas.
Na reunião, o fundador do Centro para o Valor na Liderança, da Nigéria, Patrick Utomi, foi eleito para o primeiro mandato de dois anos, tendo como vice-presidentes várias personalidades de países africanos, mas que não foram ainda anunciados.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública