Agências de publicidade pedem respeito pela lei
A Associação Angolana de Empresas de Publicidade e Marketing (APM) pede o respeito pela lei que determina que a publicidade do Estado ou Oficial, incluindo a dos organismos da administração central, provincial e local das empresas públicas, que deve ser feita por agências de publicidade registadas no Ministério da Comunicação Social. A referência da lei surge por causa do caso que envolve o ‘Hino dos 45 anos’.
A APM vem assim juntar-se à polémica em volta dos valores (148 milhões de kwanzas) que envolvem a contratação da empresa Karga Eventos, ligada ao ‘rapper’ Big Nelo que foi convidada pelo Ministério da Cultura por ajuste directo para criar o hino de comemoração do aniversário dos 45 anos da independência de Angola.
A APM garante desconhecer os termos da selecção da empresa e de que estava em curso uma campanha de publicidade para comemorar a data. Refere ainda, em comunicado a que o VE teve acesso, que “desconhecia sequer que estava em projecto a composição deste hino comemorativo”.
A APM defende publicamente o princípio de concursos públicos abertos em que “previamente se determine de forma clara os objectivos das acções e o valor a disponibilizar pelo Estado. Sabendo-se no caso com muita antecedência a data da efeméride em referência, nada obstaria que em tempo útil se tivesse convidado as empresas de comunicação do país”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...