Agricultores familiares com reforço de 150 milhões de dólares
O subsector da agricultura familiar conta com um reforço de 150 milhões de dólares para aumentar a produtividade agrícola, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares apresentado, em Luanda.
Ao discursar no acto de lançamento, o ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, sublinhou que o referido programa vai beneficiar, no total, 218 mil famílias, correspondendo a mais de um milhão de pessoas, sendo 66 mil famílias no Sul e 152 mil no Norte.
O grupo-alvo será composto por famílias de agricultores de baixa renda, membros de cooperativas e associações no norte, enquanto no sul o programa vai direccionar-se às famílias vulneráveis a choques climáticos para a transição da recuperação para resiliência.
“Estão previstas intervenções em estradas terciárias, sistemas de rega e mercados rurais, sessões de treinamento em extensão, assistência técnica e concessão de subsídios aos subprojectos de produção agrícola e animal”, destacou o ministro da Agricultura e Pescas.
Adiantou que inclui igualmente uma componente de capacitação e desenvolvimento institucional, que contempla a formação de formadores das escolas de campo e apoio ao Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), a construção e reabilitação de escritórios, fornecimento de meios de transporte e meios de trabalho.
O projecto contribuirá na transformação sustentável e inclusiva da agricultura familiar, tendo como finalidade aumentar rendimentos, melhorar a segurança alimentar e nutricional, contribuir para a diversificação da economia e criação de empregos no meio rural.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...