ANGOLA GROWING
Para aumentar produtividade agrícola

Agricultores familiares com reforço de 150 milhões de dólares

05 Mar. 2021 Economia / Política

O subsector da agricultura familiar conta com um reforço de 150 milhões de dólares para aumentar a produtividade agrícola, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares apresentado, em Luanda.

Agricultores familiares com reforço de 150 milhões de dólares

Ao discursar no acto de lançamento, o ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, sublinhou que o referido programa vai beneficiar, no total, 218 mil famílias, correspondendo a mais de um milhão de pessoas, sendo 66 mil famílias no Sul e 152 mil no Norte.

O grupo-alvo será composto por famílias de agricultores de baixa renda,  membros de cooperativas e associações no norte, enquanto no sul o programa vai direccionar-se às famílias vulneráveis a choques climáticos para a transição da recuperação para resiliência.

“Estão previstas intervenções em estradas terciárias, sistemas de rega e mercados rurais, sessões de treinamento em extensão, assistência técnica e concessão de subsídios aos subprojectos de produção agrícola e animal”, destacou o ministro da Agricultura e Pescas.

Adiantou que inclui igualmente uma componente de capacitação e desenvolvimento institucional, que contempla a formação de formadores das escolas de campo e apoio ao Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), a construção e reabilitação de escritórios, fornecimento de meios de transporte e meios de trabalho.

O projecto contribuirá na transformação sustentável e inclusiva da agricultura familiar, tendo como finalidade aumentar rendimentos, melhorar a segurança alimentar e nutricional, contribuir para a diversificação da economia e criação de empregos no meio rural.