Girabola Zap
Banco BAI
Além de impostos para todos

AIA propõe cheques para quem regressar ao campo

21 May. 2020 Economia / Política

A Associação Industrial de Angola (AIA) defende o alargamento da base tributária a todos os cidadãos, para que “possam exigir mais ao Estado”, e a atribuição de cheques às famílias angolanas que queiram regressar ao campo.

AIA propõe cheques para quem regressar ao campo

Em declarações à Lusa, José Severino mostrou-se preocupado com a situação de grande parte das empresas que só dispõem de ‘cash flow’ (fluxo de caixa) suficiente para pagar um ou dois meses de salário.

“É necessário que haja circulação de dinheiro na economia. As resoluções dos problemas não passam só pelo investimento e sim por injecção de liquidez, é isso que pedimos. Neste momento precisamos de liquidez, para não deixarmos morrer os que sobreviveram”, salientou o responsável da AIA.

“Sabemos que o Governo tem as suas limitações, por isso, o que propomos é que a política tributária seja incisiva, onde há mais acumulação de riqueza, mas abranja todos os que participam de alguma forma na economia e devem fazer uma contribuição mínima”, adiantou José Severino.

O presidente da AIA considera que é necessário alargar a base tributária para que “todos paguem”, sublinhando que este “imposto de cidadania” permitiria também que os cidadãos fossem mais exigentes perante o Estado.