Anúncio de subscrição
Guerra na Ucrânia

Alemanha vai reforçar uso do carvão face à redução nas entregas de gás russo

19 Jun. 2022 Mundo

A Alemanha vai adoptar medidas de urgência para garantir a segurança do abastecimento face à redução nas entregas de gás russo, nomeadamente reforçando a utilização das centrais a carvão para produção de electricidade, anunciou o Governo neste domingo.

Alemanha vai reforçar uso do carvão face à redução nas entregas de gás russo

“Para reduzir o consumo de gás, tem de ser menos utilizado para a produção de electricidade. Em alternativa, as centrais a carvão terão de ser mais usadas”, afirmou hoje o Ministério da Economia em comunicado.

 Esta decisão é um passo atrás para este Governo de coligação, onde os Verdes estão em destaque, e que prometeu eliminar gradualmente o carvão até 2030. “É amargo, mas é fundamental reduzir o consumo de gás”, reagiu o ecologista ministro da Economia, Robert Habeck, em comunicado.

O Governo alemão está a reagir à diminuição das exportações de gás russo em direcção à Europa desde o início das sanções contra a Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia.

A Gazprom interrompeu as suas entregas de gás a diversos clientes europeus, que recusaram pagar em rublos. O pacote de medidas anunciado prevê também um sistema de “leilão” para a venda de gás aos industriais, permitindo, segundo Berlim, diminuir o consumo no poderoso sector manufactureiro alemão.

                                                                                                                  Eco