Amazon avaliada em um bilião de dólares
RANKING. Firma norte-americana, especializada na área do comércio electrónico, lidera o mais recente ‘ranking’ da Forbes sobre o mercado digital, sobretudo, por ter conseguido atingir um valor de mercado de um bilião de dólares, no ano passado.
A Amazon, uma das maiores empresas do mundo no comércio electrónico, viu as suas acções dispararem e atingirem quase o dobro do preço no ano passado, tendo o seu valor de mercado atingido um bilião de dólares, até Setembro.
Este feito, além de ter tornado a ‘gigante’ norte-americana na segunda companhia a atingir a marca, depois da Apple o ter conseguido em Agosto, fez com que a Amazon figurasse no topo da lista do mais recente ‘ranking’ elaborado pela Forbes, para classificar as maiores empresas do mundo no mundo digital.
A Netflix segue na segunda posição, muito por ‘culpa’ do serviço de ‘streaming’ que, em 2017, foi responsável pela maior parte da receita de 11,7 mil milhões de dólares no território norte-americano. No entanto, desde 2010 a companhia vem expandindo serviços para mercados internacionais e esse segmento já representa, actualmente, 43,5% da receita, segundo dados da Forbes.
As empresas norte-americanas dominam o ‘Top 10’ e compõem quase metade do ‘ranking’, com 49 representantes entre as 100 listadas. 19 das 25 principais empresas oriundas dos EUA são nomes já amplamente conhecidos como o Twitter (nº 21), Microsoft (nº 69), Spotify (nº 71) e Hewlett Packard Enterprise (nº 99).
CHINESAS ENTRAM NA CORRIDA
A empresa mais bem classificada da China é a Tencent Holdings, que ocupa a 18.ª posição. A companhia que está por trás do popular aplicativo de mensagens do país, o WeChat, tem várias outras iniciativas, como jogos online e móveis, sistema de pagamento digital e transmissão de vídeo.
Os lucros da Tencent Holdings, segundo a Forbes, cresceram 71,7% no ano passado devido, fundamentalmente, ao desempenho dos jogos para telemóveis e serviços em nuvem. Um dos jogos mais populares, o ‘Honourof Kings’, tem mais de 200 milhões de jogadores mensais.
O ‘ranking’ Digital 100 inclui empresas dos mais diversos segmentos da economia online. Companhias de serviços e softwares de TI representam 35% da lista. Logo a seguir estão aquelas de hardware e equipamentos de tecnologia, com 26 representantes.
No entanto, as classificações da indústria nem sempre abordam toda a história da operação de uma empresa. De acordo com a Forbes, a Amazon.com é classificada como uma empresa de retalho.
O ‘e-commerce’ compõe a maior parte da receita de 108,3 mil milhões de dólares da companhia, mas a divisão de computação em nuvem facturou 17,5 mil milhões de dólares, ou seja 16% das vendas no ano passado.
Para compilar as 100 maiores empresas do mundo digital, a Forbes analisou primeiro as companhias de tecnologia, media, e-commerce e telecomunicações que chegaram ao 2018 Global 2000, ranking anual que classifica as maiores organizações do mundo. A este grupo foram acrescentadas as grandes empresas digitais que abriram capital desde que o Global 2000 foi divulgado, em Maio deste ano.
As empresas, segundo ainda a Forbes, ganharam pontos de acordo com uma variedade de factores, incluindo vendas, lucro, crescimento de activos e desempenho das acções, 5durante o ano passado. A lista foi divulgada a 7 de Setembro de 2018.
A receita das top 5
1.ª Amazon
Indústria: retalho Receita: 60,45 mil milhões USD (2017)
País: Estados Unidos
2.ª Netflix
Indústria: média
Receita: 3,3 mil milhões USD (2017)
País: Estados Unidos
3.ª NVIDIA
Indústria: semicondutores
Receita: 9,71 mil milhões USD (2017)
País: Estados Unidos
4.ª Salesforce
Indústria: serviços e software de TI
Receita: 2,29 mil milhões USD (2017)
País: Estados Unidos
5.ª Service Now
Indústria: serviços e softwares de TI
Receita: 88,3 mil milhões USD (2017)
País: Estados Unidos
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública