Angola e Zâmbia assinam acordo domínio de petróleo e gás
O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e seu homólogo zambiano da Energia, Matthew Nkhuwa, reúnem-se hoje (5), em Lusaka, Zâmbia, para assinarem um memorando de entendimento no domínio do petróleo e gás natural.
![Angola e Zâmbia assinam acordo domínio de petróleo e gás Angola e Zâmbia assinam acordo domínio de petróleo e gás](https://valoreconomico.co.ao/uploads/images/2019/10/angola-e-zambia-assinam-acordo-dominio-de-petroleo-e-gas-1570708149.jpg)
Dado o interesse da Zâmbia de construir um oleoduto que partirá da refinaria do Lobito até à cidade de Lusaka, uma visita à câmara de minas daquele país está igualmente agendada, em que se vai apresentar à delegação angolana o sector mineiro zambiano que desponta, entre outros minérios, a exploração do cobre.
Ainda hoje, Diamantino Azevedo deverá manter um encontro de cortesia com o vice-presidente zambiano, Inonge Wima, antes de uma reunião com os promotores do projecto AZOP (Angola/Zâmbia Oil Pipeline), onde se prevê a apresentação dos objectivos e as vantagens do oleoduto.
O objectivo da visita do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos à Zâmbia, a convite das autoridades locais, é a promoção e fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois Estados e a assinatura de memorando de entendimento no domínio de petróleo e gás.
Integra à delegação angolana responsáveis do referido ministério, da embaixada de Angola na Zâmbia e das empresas públicas Ferrangol e Sonangol.
VERA DAVES E O ‘AGTGATE’