Para 2021

Angola entre os países africanos que defendem suspensão da dívida

12 Oct. 2020 Economia / Política

A ministra das Finanças, Vera Daves, juntou-se a outros governantes africanos que defendem o prolongamento da iniciativa de suspensão da dívida para 2021, posição expressa num encontro de alto nível com representantes do FMI e Banco Mundial.

Angola entre os países africanos que defendem suspensão da dívida

O seminário que juntou a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, e o presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass, a vários ministros africanos visou identificar opções para ampliar o financiamento à região africana nos próximos cinco anos, partilhar experiências com as políticas implementadas pelos vários países em resposta à pandemia e as suas consequências económicas e sociais, anunciou hoje o Ministério das Finanças (MINFIN).

No seminário sobre 'Mobilização com África', os intervenientes “convergiram quanto à necessidade de mobilização de recursos internacionais extraordinários para acudir à situação pós-pandemia” e pediram um prolongamento até 2021 da Iniciativa do G-20 para a Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI), destaca o MINFIN numa nota publicada no seu portal.

Vera Daves de Sousa referiu-se às medidas, sobretudo em termos de sustentabilidade da dívida, para fazer face ao choque da pandemia sobre a economia e sistemas de saúde.

“Gostaríamos de ver a extensão das iniciativas de alívio existentes, pelas quais agradecemos a todos os parceiros multilaterais e bilaterais, e enfatizamos o nosso compromisso de tornar as nossas economias e sistemas de saúde mais resistentes a choques, manter a sustentabilidade da dívida, melhorar o ambiente de negócios e criar as condições para o investimento estrangeiro direto e a diversificação económica que promova o crescimento”, afirmou a governante, citada pelo MINFIN.

O seminário sobre 'Mobilização com África', realizado de forma virtual, serviu de antecâmara das reuniões anuais das instituições financeiras internacionais que decorrem entre hoje e 17 de Outubro.

X