Girabola Zap
Banco BAI
No 1.º trimestre deste ano

Angola gastou 451 milhões USD com importações

15 Apr. 2020 Economia / Política

Angola gastou 451 milhões de dólares com importações de bens da cesta básica, entre Janeiro e Março, garantindo um 'stock' de produtos essenciais para os próximos seis meses, disse hoje o ministro da tutela.

Angola gastou 451 milhões USD com importações

De acordo com o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, este valor representa um "esforço que o país não consegue aguentar" caso a produção nacional não seja aumentada.

Victor Fernandes, que falava em conferência de imprensa sobre o processo de licenciamento de importações, assegurou também que Angola tem ainda um 'stock' de bens essenciais para os próximos seis meses à luz dos pedidos licenciados.

"Porque, continuamos ainda assim a ter muita importação vinda de outros destinos e essa importação dá-nos a tranquilidade de que os produtos existem em 'stock', porque o mapa provisional para os próximos meses aponta para as mesmas quantidades", disse o governante, em Luanda.

Na ocasião, o ministro garantiu que serão disponibilizadas informações periódicas sobre as importações e o 'stock' de produtos essenciais em Angola, referindo que mensalmente será publicado um boletim informativo.