Angola investiga carnes proveniente do Brasil
Angola está a investigar a existência no país de carne proveniente de empresas do Brasil envolvidas na adulteração de produto estragado com recurso a químicos, segundo o diretor dos Serviços de Veterinária de Luanda, Edgar Dombolo, que garante existir, neste momento, equipas no terreno a fazer a recolha de dados sobre as importações, um trabalho que começou desde que foi divulgado o assunto.
A polícia brasileira descobriu na semana passada que várias das principais empresas de carne do país, com a cumplicidade de agentes públicos e gestores empresariais, “maquilharam” com produtos químicos, carnes que estavam em mau estado e não cumpriam os requisitos para exportação.
Edgar Dombolo referiu que decorrem os trabalhos para se apurar que empresas importaram para o país, para a tomada de medidas.
“Estamos a aferir quais as empresas que receberam produtos do Brasil e depois ver se desses produtos constam das seis empresas que exportam. São 21 empresas que têm problemas, supostamente fraude no processamento de carnes, das quais, seis exportam para diferentes países, incluindo o nosso”, garante.
De acordo com o responsável, Angola importa carne bovina, suína e aves do Brasil, salientando que este caso merece alguma celeridade, para se informar o público consumidor.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’