Com privatização de 14 activos

Angola já arrecadou 31 mil milhões AKZ

24 Aug. 2020 Economia / Política

O Governo arrecadou 31 mil milhões de kwanzas com a privatização de 14 empresas, de 2019 até Abril deste ano, anunciou o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro.

Angola já arrecadou 31 mil milhões AKZ
D.R

Osvaldo Victorino João, que falava no final da 8.ª reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, dirigida hoje pelo Presidente João Lourenço, disse que até ao final deste ano a expectativa é de arrecadação de mais de 100 mil milhões de kwanzas, com a privatização de 51 activos, excluindo as empresas do sector financeiro.

Segundo Osvaldo Victorino João, desde o início do Programa de Privatizações 2019-2022 (PROPRIV) até Abril deste ano, foram registados 14 activos, maioritariamente da Zona Económica Especial, e também da área agroindustrial, com relevo para a Fazenda de Camaiangala, além de activos do sector de frios, nomeadamente entrepostos e matadouros.

O governante referiu que, com os 14 activos, se espera a criação de 150 postos de trabalhos directos e 320 indirectos.

“A maior parte dos activos que mencionamos são localizados em Angola, mas existem pelo menos dois dos 14 que se localizavam em Lisboa e que faziam parte da esfera de activos da Sonangol [petrolífera estatal]”, disse.

Em curso, prosseguiu, estão 51 processos de privatização, que o Governo espera que estejam concluídos até ao final do ano, devendo metade deles ter os seus concursos já terminados entre Setembro e Outubro.

Lançado em 2019, o PROPRIV prevê a alienação de 195 activos detidos ou participados pelo Estado.