Angola no Fórum de Países Exportadores de Gás
Angola foi admitida como membro observador do Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF), durante a 20.ª cimeira ministerial do grupo, realizada em Port of Spain, Trinidad e Tobago.
A reunião, que coincidiu com o 10.º aniversário daquele órgão, foi dirigida pelo ministro das Indústrias de Energia de Trinidade Tobago, Franklin Khan.
Os participantes assinalaram o papel do gás natural no bem-estar humano e reiteraram a necessidade de uma cooperação e unidade para o desenvolvimento de negócios, para o benefício das nações.
A Câmara Africana da Energia (AEC) elogiou a adesão de Angola ao fórum, destacando como um “Estado na vanguarda da promoção do uso do gás natural como um combustível acessível e sustentável”. Através do Projecto Angola LNG, no Soyo, Angola tornou-se exportador de gás natural liquefeito.
“Angola tem vastas reservas de gás inexploradas que ainda não foram monetizadas”, disse o presidente executivo da AEC, NJ Ayuk, tendo acrescido que “juntar-se ao GECF é um passo na direcção certa e alinhado com os projectos Presidente de Angola, João Lourenço, para transformação, crescimento e ampliação da diversificação económica pelo gás de monetização”.
A reunião juntou representantes da Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné-Equatorial, Irão, Nigéria, Qatar, Rússia, Emiratos Árabes Unidos, Venezuela e Angola, que esteva representada pelo director nacional de Petróleos, Amadeu Azevedo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...