Aniesa encerra quatro fábricas que produziam Whisky de “forma inadequada”
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) encerrou temporariamente quatro fábricas de whisky em Cacuaco, Luanda, por constituírem “um grande atentado à saúde pública dos angolanos”.
De acordo com um relatório de balanço das acções inspectivas da ANIESA relativo ao primeiro trimestre de 2023, a que Angop teve acesso, tratam-se de quatro fábricas de produção de whisky de marca “Simba Patys”, “Twalis Simba”, “Stark” e “Casa Velha”, no município de Cacuaco. “Estas bebidas eram produzidas com matéria-prima já caducadas, armazenadas de forma inadequada, constituindo, desta maneira, um grande atentado à saúde pública dos angolanos”, sublinha o documento.
Durante o primeiro trimestre deste ano a Autoridade de Inspecção apreendeu mais de 500 toneladas de produtos diversos, avaliados em mais de 201 milhões de kwanzas só em Luanda. Foram 45 toneladas de fuba de milho em mau estado de conservação da empresa BEFCO Indústria, 471 740 quilos de gritz de milho (farinha de milho grossa) da empresa Cobeje, do grupo Cuca, bem como gelados, frangos e leite da empresa Noble Group por estarem em mau estado de conservação.
Um ano depois do memorando bancos angolanos ainda não emitem cartões multimarcas