Mais de 72% de financiamentos desembolsados

Apenas oito bancos cumpriram ordem do BNA

Apenas oito bancos dos 23 cumpriram a ordem do Banco Nacional de Angola (BNA) de conceder crédito no valor mínimo de 2,5% do seu activo líquido para apoiar projectos que contribuam para a diversificação da economia.

Apenas oito bancos cumpriram ordem do BNA

Os bancos cumpridores são o Standard Bank Angola (SBA), Banco de Investimento Rural (BIR), Banco Keve, Banco Yetu, Finibanco Angola (FNB), Banco Caixa Angola (BCGA), Banco de Negócios Internacional (BNI) e Banco Valor (BVB).  

 No entanto, os maiores bancos em Angola, os que têm mais activos líquidos, só cumpriram com menos de metade das metas previstas até Abril de 2021. O BNI lidera a atribuição de créditos, ultrapassando em três vezes mais as metas, seguido do Banco Standard e do Yetu.

 Por outro lado, há três bancos que não aprovaram qualquer projecto, nem despenderam qualquer kwanza: o Banco Sol, Banco Comercial Angolano (BCA) e Standard Chatered Bank Angola (SCBA).

Os dados fazem parte de um comunicado do banco central sobre o grau de cumprimento do aviso 10/20, de Abril do ano passado. A nota dá conta que, apesar destes oito bancos terem cumprido a concessão de crédito no valor mínimo de 2,5%, estas instituições  “continuam por cumprir os requisitos, igualmente no aviso n:10/20, de número mínimo de projectos a financiar”.  

O comunicado do BNA dá também conta que em termos gerais, até Dezembro do ano passado foram contratualizados novos créditos, aprovados e financiados, no valor de 258,6 mil milhões de kwanzas. Deste valor, 142,9 mil milhões de kwanzas correspondem a financiamentos desembolsados, o que representa 72,51% do montante mínimo a conceder até 30 de Abril deste ano.

Em novos financiamentos, em termos acumulados, foi concedido crédito a 92 projectos, representando 17,69 % do total a financiar até 30 de Abril de 2021. O destaque recai para dez bancos que concentram 82,61% do total de crédito concedido. Estes bancos são o Keve com 12 projectos, BAI com 11, Yetu com 11, BIC com nove, BVB com sete, SBA com sete, BMF com seis,  FNB com seis, BNI com quatro, e ATL com três.

Os financiamentos reestruturados representaram 25,23 % do montante desembolsado pelos bancos e contabilizaram seis dos 92 projectos financiados.

 

 

X