‘Ar Condicionado’ concorre a dois prémios nos Países Baixos
CINEMA. Filme angolano ‘Ar Condicionado’ está a concorrer a dois prémios no principal Festival Internacional de Cinema dos Países Baixos. Realizado por Fradique e produzido pela Geração 80, a longa-metragem deve estrear-se em Abril deste ano.
Escrito, produzido e filmado inteiramente em Angola, pelo colectivo Geração 80, o filme ‘Ar Condicionado’ concorre a dois prémios no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR), nos Países Baixos, o ‘Audience Award’ e ‘Fipresci Award’.
O festival decorre em Amesterdão desde o dia 22 deste mês e termina a 2 de Fevereiro. O filme, que se estreou a semana passada, está seleccionado na categoria ‘Bright Future’, que distingue talentos emergentes que trabalham com assuntos originais e estilo individual. Em Angola, a exibição está prevista para Abril.
‘Ar Condicionado’ narra a história de ‘Matacedo’ e ‘Zezinha’, um segurança e uma empregada doméstica, que trabalham no mesmo prédio, no centro de Luanda, onde os aparelhos de ar condicionados começam misteriosamente a cair. Os dois têm a missão de recuperar o aparelho do chefe.
O filme é a primeira longa-metragem de ficção do realizador Fradique e da produtora geração 80.
Com música de Aline Frazão e com a duração de 72 minutos, fazem parte do elenco José Kiteculo, Filomena Manuel, David Caracol, Sacerdote, Tito Spyck e Filipe Pali.
Presença em festivais
Além da Holanda, só este ano, o filme já tem presença assegurada em vários festivais internacionais;
- Até 2 de Fevereiro: Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda;
- De 12 a 21 de Março: Festival Internacional do Mar Vermelho, na Arábia Saudita;
- De 20 a 28 de Março: Festival Internacional de Cinema de Friburgo, na Suíça;
- Internacional Filme Festival de Innsbruck, na Áustria, com data ainda por anunciar.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública