As melhores empresas para trabalhar no mundo
RANKING. Facebook destaca-se no topo da lista, subindo uma posição em relação ao ano passado, tendo deixado para trás outra das gigantes do mundo tecnológico, a Google, que se posicionou em quinto lugar.
O site ‘Glassdoor’, especializado em carreiras, lançou, recentemente, a lista dos melhores lugares para se trabalhar. O ‘ranking’, que já vai na sua décima edição, usou como critérios a escolha de empresas com mais de mil funcionários, para além de se ter baseado nas avaliações dos respectivos funcionários, reunidas desde Novembro de 2016.
Para se qualificar, a empresa precisou de receber, pelo menos, 75 avaliações nesse período. Entre os factores levados em consideração estavam a satisfação, a oportunidade de carreira, o salário, o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho e a perspectiva de negócio.
O Facebook destaca-se no topo da lista, subindo uma posição em relação ao ano passado. Apesar das polémicas sobre a disseminação de informações falsas e estudos afirmando efeitos psicológicos negativos da plataforma, a receita da empresa de tecnologia só aumenta.
A motivação a nível da gigante tecnológica é alta, segundo o ‘ranking’ da ‘Glassdoor’, entre os seus cerca de 17 mil funcionários, que citaram benefícios profissionais e colegas de trabalho qualificados entre as vantagens de se trabalhar na empresa.
“Você lida com pessoas muito inteligentes, que estão estimuladas e acreditam no trabalho que estão a fazer. Dessa forma, as pessoas sentem-se encorajadas a exercer influência e criar produtos que podem afectar milhões de pessoas”, escreveu um funcionário da empresa, citado pelo estudo, acrescentando que ,“além disso, há um monte de comida disponível”.
A empresa de consultoria Bain & Company aparece logo no segundo lugar, tendo caído uma posição em relação a 2017. Os seus funcionários, refere o estudo da ‘Glassdoor’, afirmaram que gostam da empresa graças ao forte foco no desenvolvimento profissional e na cultura positiva.
“É-nos oferecida a possibilidade de trabalhar com óptimas pessoas, que são motivadas, realistas, pragmáticas, prestativas. Há uma clara perspectiva de ciclos promocionais e desenvolvimento profissional”, escreveu um dos avaliadores.
A ‘Glassdoor’ não explica, no entanto, os critérios que estiveram na base da escolha da Boston Consulting Group como a terceira melhor empresa para se trabalhar a nível do mundo. Sabe-se, no entanto, que a empresa fundada pelo norte-americano Bruce Henderson, em 1963, possui mais de 90 representações em 50 países do mundo.
Já a cadeia de hambúrgueres In-N-Out se classificou em quarto lugar, subindo três em comparação ao último ano. Os restaurantes são conhecidos pela qualidade dos seus ingredientes. Mas, claro, os funcionários têm muito com o que se animar, incluindo um bom pagamento, um ambiente de trabalho agitado, refeições gratuitas e agendas flexíveis, de acordo com as avaliações recebidas pela plataforma.
A Lululemon, de Vancouver, aparece na sexta posição, logo depois da Google que se posicionou em quinto lugar. O retalhista de vestuário desportivo possui 421 lojas, contra 379 no ano passado.
Os seus funcionários, segundo a avaliação da ‘Glassdoor’, gostam das aulas de exercícios gratuitas oferecidas pela empresa, assim como do ambiente de trabalho positivo e dos generosos descontos na loja.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...