ANGOLA GROWING

Associação quer fixar preço do pão

A Associação das Indústrias de Panificação e Pastelaria de Angola (AIPPA) pretende fixar o preço do pão no mercado nacional, para permitir o produto chegar “facilmente” às famílias.

O presidente da AIPPA afirmou esta sexta-feira num encontro com os industriais de panificação em Viana, em Luanda, que uma proposta nesse sentido já foi submetida ao Ministério das Finanças para a devida aprovação.

A associação quer encontrar soluções junto do Governo Provincial de Luanda para melhorar a qualidade e a oferta do pão. “Para isso contamos com a participação de todos os panificadores de Luanda”, disse.

O responsável acrescentou que não basta baixar o preço, é necessário haver também lugares próprios para a sua venda em boas condições de higiene.

Gilberto Simão informou também que a associação está a trabalhar na formação dos pasteleiros, na formalização da venda e na implementação de medidas para acabar com a venda irregular do pão.

Por sua vez, o presidente da associação dos empresários de Luanda, Francisco Viana, disse que um dos problemas que mais afecta a classe é a redução de matérias-primas para a produção do pão.

Francisco Viana acrescentou ser necessário se fazer um cadastramento dos trabalhadores de cada panificadora a fim de se saber quantos funcionários na área existem no país.