BAD e governo britânico financiam infra - estruturas
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, anunciou em Londres uma parceria de financiamento de infra-estruturas de 80 milhões de dólares com o governo britânico.
“A questão do risco na África é exagerada. O risco de prejuízo é menor do que na América Latina. No entanto, os fundos não estão a ser canalizados para a África. Há oito biliões de dólares em activos sob gestão em Londres, mas apenas 1% é investido na África”, lamentou, durante a primeira Cimeira de Investimento Reino Unido-África.
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento instou os investidores britânicos a olharem para a África, onde o Reino Unido pretende aumentar os interesses económicos.
Segundo o governo britânico, foram assinados contratos entre empresas britânicas e parceiros africanos durante a cimeira no valor de mais de 6,5 mil milhões de libras em sectores como infra-estruturas, energia, retalho e tecnologia.
O governo anunciou mais de 1,5 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros) em projectos e programas de cooperação que poderão criar centenas de milhares de empregos e mobilizar mais de 2,4 mil milhões de libras (2,8 mil milhões de euros) de investimento privado adicional para o continente.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...