INSTITUIÇÃO FINANCEIRA RESPONDE AO VALOR

Banco Económico promete divulgar relatório e contas “brevemente”

BANCA. Instituição reage à manchete do VE sobre inexistência de dados de balanço do banco que surgiu do BESA relativos a 2014 e 2015. Banco presidido por Sanjay Bhasin garante que BNA está “a par do processo” e que “cumpre rigorosamente” com normas.

O Banco Económico prometeu para “breve” a publicação de toda a informação financeira da instituição referentes aos exercícios financeiros 2014 e 2015, em reacção a uma noticia do VALOR sobre a não publicação de balanços desde a fundação da entidade, há dois anos.

De acordo com a administração do banco, que responde num breve documento enviado pela agência que controla a comunicação do banco, a partir de Portugal, os dados financeiros estão a ser preparados, e a publicação deve acontecer “brevemente”.

“Na sequência das questões suscitadas pelo jornal Valor Económico, o Banco Económico esclarece que o seu relatório e contas, referente aos exercícios de 2014 e 2015, já está em fase final de preparação”, responde a entidade.

Na sua resposta, o banco garante que o Banco Nacional de Angola (BNA) está informado sobre o processo de elaboração de contas do Banco Económico, reforçando, ao mesmo tempo, que “cumpre rigorosamente as normas e regras de actuação”, definidas pelas entidades reguladoras do sector bancário e financeiro de Angola.

“O balanço de resultados do Banco Económico será publicado muito brevemente, estando o Banco Nacional de Angola devidamente informado e a par de todo o processo”, assegura a administração de Sanjajy Bhasin, o CEO do conselho de administração liderado por António Paulo Kassoma.

Actualmente, e conforme avançou o VALOR na sua edição 39, quem aceder à página de internet do banco, lhe é solicitado um cadastramento, designadamente um nome de usuário e código de acesso, apesar de a ferramenta não incluir a opção ‘registe-se’, comum a vários sites institucionais.

“O domínio www.bancoeconomico.ao requer um nome de utilizador e uma palavra-passe. A sua ligação a este site não é privada”, lê-se no portal do banco, informação que se segue após um ‘click’ na secção ‘informação financeira’ ou balancetes.

A instituição foi criada em Agosto de 2014, na sequência da liquidação do Banco Espirito Santo Angola (BESA), que tinha acumulados excessivos índices de crédito malparado, tendo influenciado nas contas de balanço de todo o sistema bancário nacional, com um recuo nos lucros da ordem dos 50,3%.