ANGOLA GROWING
Reforço de construção de infraestruturas

Banco Mundial disponibiliza financiamento de 70 milhões USD

O Banco Mundial disponibilizou para Angola um financiamento de 70 milhões de dólares para reforço da construção de infraestruturas básicas sociais, designadamente hospitais e postos médicos, bem como residência para enfermeiros e professores.

0255021ba 0d89 4a11 bf90 d375cdb5ef10 r MzUweDI1MA

O acordo financeiro foi assinado, em Luanda, pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, e o representante interino do Banco Mundial, Oliver Godron. Este financiamento, vem reforçar o Projecto de Desenvolvimento Local (PDL), a ser implementado nos próximos três anos, pelo Fundo de Apoio Social (FAS), em coordenação com o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado.

Trata-se de um fundo adicional, aos anteriores cerca de 87 milhões de dólares, disponibilizado pelo Banco Mundial, que vai igualmente beneficiar projectos ligados ao desenvolvimento de economia local, nomeadamente nos sectores da agricultura e comércio.

Em declarações à imprensa, Archer Mangueira considerou que o acordo vem "num bom momento", tendo em conta que vai reforçar a capacidade institucional no domínio do desenvolvimento local. "Ultimamente foram aprovados um conjunto de projectos, visando exactamente a criação de capacidades a nível do desenvolvimento local para um atendimento muito mais cuidado das nossas comunidades, por essa razão também aprovou recentemente o regime financeiro local e neste momento estamos todos empenhados em criar as condições materiais, humanas e institucionais para a sua concretização", disse o ministro.

Por sua vez, o director-geral do FAS, Santinho Figueira, disse que o PDL vai ainda financiar os agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário, uma iniciativa piloto que será executada no Uíge, Bengo, Luanda, Moxico, Malanje e Lunda-Sul.

Segundo o responsável, a última componente do projecto está virada para a capacitação dos membros das administrações locais. Os anteriores cerca de 87 milhões de dólares já disponibilizados financiaram, num período de cinco anos, projectos nas componentes acima referenciadas.