Banco Mundial injecta 42 milhões USD para recenseamento agropecuário
Recenseamento agropecuário vai custar ao Banco Mundial 42 milhões de dólares. Processo vai ser realizado em todo o país e vai "dar a conhecer a estrutura das explorações agrícolas e principais práticas culturais".
Cerca de 42 milhões de dólares é o valor que o Banco Mundial disponibilizou para financiar o Recenseamento Agropecuário e Pescas (RAPP), a ser realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em todo o país entre 2018 e 2019.
Deste valor, 12 milhões de dólares vão ser destinados à realização de dois inquéritos por amostragem dos sectores da agricultura e pescas, depois do recenseamento geral, cujo resultados serão divulgados no último trimestre de 2019, de acordo com o director-geral do INE, Camilo Ceita.
O processo de recenseamento vai envolver mil recenseadores que começam já a ser formados. Tratam-se de técnicos dos Ministérios da Agricultura e Florestas e das Pescas, acompanhados pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e outros organismos internacionais.
O RAPP 2018-2019 visa conhecer a estrutura das explorações agrícolas em Angola, principais práticas culturais e os equipamentos usados na produção.
Esta campanha de recolha de dados pretende caracterizar a população agrícola familiar e a mão-de-obra agrícola, construir um ficheiro de exploração agrícola e estabelecer o base de amostragem agrícola para os inquéritos agrícola, definem os organizadores.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações