Banco português Montepio desfaz-se de participações no Finibanco
O banco português Montepio vendeu ao nigeriano Access Bank todas as participações que tinha no Finibanco Angola, equivalentes a 29,22%.
Com esta operação, o Montepio diz que deixa de ter exposição ao mercado angolano, o que lhe permite focar-se no mercado português.
De acordo com o jornal português ECO, citando um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal(CMVM), a venda foi concretizada em cerca de dez milhões de euros.
Esta transação complementa outra que foi concluída em Julho, mediante a qual o Montepio vendeu 51% do capital social e direitos de voto do Finibanco Angola ao mesmo comprador, o Access Bank, pelo equivalente a 17,2 milhões de euros.
Ao vender as restantes ações que ainda detinha, o Banco Montepio deixa de ter exposição a Angola. “O impacto desta transação nos resultados líquidos consolidados do Banco Montepio face às demonstrações financeiras de 30 de junho de 2023 foi de 86 mil euros, tendo a solvabilidade sido reforçada com um impacto favorável no rácio de capital total, estimado em base proforma no final do primeiro semestre de 2023, de oito pontos base, espoletado pela diminuição dos ativos ponderados pelo risco”.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública