ANGOLA GROWING
Iniciativa do Standard Bank Angola e do banco chinês ICBC

Barragem de Caculo Cabaça recebe apoio de 490 mil milhões de kwanzas

O Standard Bank Angola (SBA) e o accionista Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) pretendem financiar com cerca de 490 mil milhões de kwanzas operações da construção da barragem de Caculo Cabaça, na bacia do Médio Kwanza, e no desenvolvimento do sector da energia e águas.

 

Barragem de Caculo Cabaça recebe apoio de 490 mil milhões de kwanzas

O presidente da Comissão Executiva do SBA, Luís Teles, afirmou ao JA, à margem de um encontro com a comunidade empresarial chinesa, que o facto de um consórcio daquele país ter sido contratado pelo Executivo para construir a barragem com financiamentos do ICBC, constitui uma excelente oportunidade para as empresas do país oriental que operam em Angola.

A construção do aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabaça e as obras conexas, no Kwanza-Norte, prosseguiu, constituem um projecto de grande dimensão. “Existe um conjunto de projectos identificados aquando da visita do Presidente da República à China e que estamos a analisar para desenvolver”, afirmou.

Luís Teles avançou que, neste momento, decorre um diálogo entre as instituições governamentais e, tão logo esteja finalizado, as empresas financeiras vão poder participar nos projectos de produção e transporte de energia e água.

A construção na barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça vai ajudar a combater o défice da produção eléctrica e é uma das prioridades do Governo para promover a qualidade de vida da população e o desenvolvimento económico e social do país, lembrou.

ICBC detém 20% das acções do SBA e, com base nessa associação, vão desenvolver vários projectos em Angola.

“As empresas chinesas são um dos nossos principais parceiros económicos de Angola e estamos aqui também para servir os empresários com interesse em investir no mercado angolano”, realçou.