Bastonário angolano eleito presidente da UALP
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro, foi eleito, esta segunda-feira, presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), durante a XXXI Assembleia-Geral da associação, que decorreu em Lisboa, Portugal.
A Assembleia-Geral elegeu, por unanimidade, a direcção da UALP para um mandato de dois anos, integrando a bastonária da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe, Célia Posser, como 1.ª vice-presidente e o bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Mancuro Sanca, como 2.º vice-presidente.
Para o Conselho Fiscal foi eleito o bastonário de Portugal, Guilherme de Figueiredo.
Para além da eleição da direcção da UALP, a reunião discutiu, entre outros, a alteração dos estatutos da organização.
O antigo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB), Cláudio Lamachia, presidiu à Assembleia-Geral, na qual estiveram presentes os responsáveis da Ordem dos Advogados do Brasil, Filipe Santa Cruz, e de Cabo Verde, Sofia Oliveira Lima.
Participaram igualmente no evento os líderes da Ordem dos Advogados de Moçambique, Flávio Menete, de Macau, Jorge Neto Valente, e o vice-presidente da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Januário Pedro Correia.
Criada em 2002, a UALP centra a sua actuação na cooperação a nível da formação, do estágio, da forma de exercício da advocacia e da legislação relevante aplicável aos advogados.
A partilha de experiências no âmbito da gestão, realização de eventos e formas de contacto e participação dos advogados inscritos com as respectivas Ordens e Associações são outros objectivos da organização.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...