Banco BAI
Para apoiar cooperativas agrícolas, no Huambo

BDA disponibiliza 900 milhões AKZ

22 Sep. 2020 Mercado & Finanças

O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) disponibilizou, nesta terça-feira, 900 milhões de kwanzas para financiar 18 cooperativas agrícolas no Huambo, no quadro do programa de alívio aos efeitos económicos e negativos, provocados pela covid-19.

BDA disponibiliza 900 milhões AKZ

Para cada uma das cooperativas beneficiárias, no âmbito das medidas de alívio económico, aprovadas pelo Decreto Presidencial nº 98/2020, de 09 de Abril, coube-lhe a quantia de 50 milhões de kwanzas, que deverão ser reembolsados num período de dois anos, com a carência de seis meses.

Os empréstimos possuem uma taxa de juro de 7, 5 por cento, para darem prosseguimento com a actividade produtiva, começando mesmo pela campanha agrícola 2020/2021.

Em declarações, após o acto de assinatura dos contratos, o director dos serviços locais do Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Emanuel Kapalandada, referiu que as 18 cooperativas agrárias, das 263 existentes no Huambo, foram seleccionadas por critérios do nível de produção já existente, infra-estruturas, organização administrativas e uma auditoria da empresa agro-promotora.

X