BEI concede 139 milhões de euros ao Malawi
O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Malawi, 138 milhões de euros, para a reabilitação de 347 quilómetros da estrada nacional N1, que liga o país ao porto tanzaniano de Dar es Salaam, segundo um comunicado da referida instituição citado pela PANA.
Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado segunda-feira em Lilongwe (capital do Malawi) pelo ministro dos Transportes malawí, Joseph Mwananvekha, e pelo director do BEI encarregue do financiamento do sector público na África Austral, Diederick Zambo, segundo a nota chegada a PANA.
Os trabalhos de reabilitação, uma vez terminados, permitirão reduzir os custos de transporte e a duração do trajecto das exportações do Malawi, sublinha o documento.
Além disso, prossegue, a realização dos trabalhos de reabilitação deve ter melhorado consideravelmente a segurança de milhares de utentes que utilizam esta estrada.
No termo da cerimónia de assinatura, o ministro malawí dos Transportes declarou que a realização de projecto rodoviário “é crucial para o nosso país devido à sua grande importação para as nossas economias nacionais e regionais.
Assim, constitui um importante corredor internacional entre o Malawi e os países vizinhos, porque a maioria das nossas exportações e importações se fazem neste corredor”.
Por seu turno, o ministro das Finanças e Obras Públicas, Ralph Jooma, declarou que, uma vez os trabalhos terminados, “os agricultores das zonas rurais beneficiarão dum melhor acesso aos mercados locais e internacionais”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...