APP VE
Financiamento

BEI concede 139 milhões de euros ao Malawi

20 Nov. 2019 Mundo

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Malawi, 138 milhões de euros, para a reabilitação de 347 quilómetros da estrada nacional N1, que liga o país ao porto tanzaniano de Dar es Salaam, segundo um comunicado da referida instituição citado pela PANA.

BEI concede 139 milhões de euros ao Malawi

Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado segunda-feira em Lilongwe (capital do Malawi) pelo ministro dos Transportes malawí, Joseph Mwananvekha, e pelo director do BEI encarregue do financiamento do sector público na África Austral, Diederick Zambo, segundo a nota chegada a PANA.

Os trabalhos de reabilitação, uma vez terminados, permitirão reduzir os custos de transporte e a duração do trajecto das exportações do Malawi, sublinha o documento.

Além disso, prossegue, a realização dos trabalhos de reabilitação deve ter melhorado consideravelmente a segurança de milhares de utentes que utilizam esta estrada.

No termo da cerimónia de assinatura, o ministro malawí dos Transportes declarou que a realização de projecto rodoviário “é crucial para o nosso país devido à sua grande importação para as nossas economias nacionais e regionais.

Assim, constitui um importante corredor internacional entre o Malawi e os países vizinhos, porque a maioria das nossas exportações e importações se fazem neste corredor”.

Por seu turno, o ministro das Finanças e Obras Públicas, Ralph Jooma, declarou que, uma vez os trabalhos terminados, “os agricultores das zonas rurais beneficiarão dum melhor acesso aos mercados locais e internacionais”.