CRESCIMENTO DE 10%

BFA com activo perto dos 5 mil milhões USD

19 Jan. 2021 Mercado & Finanças
BFA com activo perto dos 5 mil milhões USD

O activo do Banco de Fomento Angola (BFA) cresceu 10% para os 5 mil mi-lhões de dólares, em 2020, adiantou o presidente da comissão executiva da enti-dade, Luís Gonçalves, que precisou os números do exercício anterior nos 4,5 mil milhões de dólares.

Ainda em fase de conclusão das contas relativas ao ano passado, o CEO do BFA refere, sem precisar números, que o banco registou um decréscimo em re-lação ao ano de 2019, desempenho influenciado pelos quatro anos seguidos de recessão, agudizada pela pandemia. Apesar disso, explica, “foi um ano em que o banco continuou a manter a posição no mercado.”

Quanto à investigação sobre eventuais operações de fugas de capital aberta pelo Banco Nacional de Angola no ano transacto, em resultado de denúncias feitas pelo antigo vice-presidente do BFA, António Domingues, Luís Gonçalves no-tou que o processo ainda decorre, desconhecendo o estágio em que se encontra. No entanto, afasta a possibilidade de tal ocorrência, justificando que “o banco está comprometido com o cumprimento de regras, sejam elas relacionadas com o branqueamento de capitais ou outras.”

BFA DISPONIBILIZA 240 MILHÕES KZ ÀCARIDADE

Para a terceira edição do ‘BFA Solidário’, estão disponíveis 240 milhões de kwanzas, a serem distribuídos para 12 organizações sem fins lucrativos com pro-jectos que envolvam crianças nas áreas da educação, saúde e inclusão social em qualquer parte do país. Desde a criação do Fundo Social, em 2004, a empresa apoiou mais de 280 projectos sociais, representando valores superiores a 25 mi-lhões de dólares.

Ainda dentro da sua responsabilidade social, o banco doou 5 milhões de dólares no ano passado ao Governo, no âmbito do combate à covid-19.

X