Biocom vai produzir 100 mil toneladas de açúcar
A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) prevê produzir, este ano, 100 mil toneladas de açúcar, 20.304 metros cúbicos de etanol e 170 megawatts de energia eléctrica, na comuna de Pungo Andongo, município de Cacuso, em Malanje, informou hoje o director de operações do projecto, Ricardo Guerra.
A informação foi avançada na abertura da colheita da produção do ano agrícola 2017/2018, Ricardo Guerra disse ter como objectivo a redução das importações, sobretudo do açúcar. A produção será em duas fases, sendo a primeira de Maio a Julho e a segunda de Julho a Outubro.
No entanto, a abertura da colheita foi marcada pela observação de um ritual, denominado ‘mutakalombo’, consubstanciado em orações, cânticos e danças, num acto em que se deita um pouco de fuba, gasosa e ovo sobre túmulos dos antepassados da região de Pungo Andongo.
A Biocom é um projecto inserido no Polo Agro-Industrial de Capanda, numa parceria entre o Estado angolano, através da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), e empresa brasileira Odebrecht.
O projecto tem dois mil e 634 trabalhadores, entre angolanos e expatriados.
JLo do lado errado da história