BNA investe 1,6 mil milhões USD na impressão de 30 milhões de notas
Banco Nacional de Angola (BNA) apresentou, nesta terça-feira, novas notas de 5 mil kwanzas da série de 2020 que, entre outras diferanças notáveis, tem nova data de emissão, Novembro de 2023, e assinatura do Manuel Tiago Dias, que lidera o BAnco Central desde finais do ano passado.
Segundo o BNA, foram emitidas 30 milhões da nova nota, resultado de um investimento de cerca de 1,6 mil milhões de dólares. Estes números fixam o custo médio de cada nota em mais de 53 dólares por cada mil notas, valores muito acimado dos estimatdos por altos funcionários da instituição, em 2015, por altura da introdução das moedas metálicas de 50 e 100 kwanzas. “Varia de fornecedor para fornecedor, bem como dos níveis de segurança, mas os preços no mercado internacional estão mais ou menos equiparados. Varia também em função da denominação da nota. Para as notas de 50 e 100 kwanzas, o preço médio varia entre 35 e 55 dolares por mil notas. O preço das metálicas varia em função do peso, tamanho e se for ou não banhada em ouro. Varia também pela dominação da moeda, mas fica-nos entre 25 a 31 dólares.por mil moedas”, estimou na ocasião, em entrevistas a alguns orgãos, um administrador do BNA.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública