NO ÂMBITO DO PRODESI

BNA mantém taxa básica de juro em 15,5%

01 Dec. 2020 Mercado & Finanças
BNA mantém taxa básica de juro em 15,5%

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), reunido a 27 de Novembro, decidiu manter todas as taxas e coeficientes, face às decisões do último encontro, realizado na última semana de Setembro.

Assim, mantém a taxa básica de juro em 15,5%; enquanto o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional em 22% e o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda estrangeira em 17%.

Por outro lado, manteve a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 15,5%; a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, com maturidade de sete dias, em 7%, e a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez, com maturidade overnight, em 0%. A taxa de custódia sobre o excesso de liquidez dos bancos comerciais manteve-se em 0,1%.

Por outro lado, o Comité manteve a “previsão de 25% de inflação para o presente exercício económico”, prometendo continuar “a monitorar todos os factores monetários determinantes da inflação”.

“No mercado monetário, o CPM avaliou os actuais níveis de liquidez do sistema bancário, constatando que se encontram relativamente dentro dos limites pretendidos; bem como os impactos da implementação da taxa de custódia, a qual tem contribuído para a redução da taxa LUIBOR Overnight. No entanto, é de extrema importância continuar a monitorar a liquidez do mercado no sentido de conter os efeitos sazonais da quadra festiva que se avizinha e manter a base monetária, variável operacional da política monetária, dentro da previsão efectuada para o ano em curso e o alcance do objectivo de inflação de 25% em 2020”, justificou as decisões, lembrando que “a taxa de inflação acumulada até Outubro do ano corrente se fixou em 20,18%, enquanto a taxa de inflação homóloga foi de 24,34%, face aos 23,82% do mês anterior”.

X