BPC cede 80% do crédito mal parado à Recredit
O Banco de Poupança e Crédito (BPC) cedeu nesta terça-feira, em Luanda, à empresa Recredit - Gestão de Activos 80 porcento do seu crédito mal parado, estimado em 951 mil milhões de kwanzas.
A Assinatura do Contrato de Cedência da Carteira do Mal Parado do BPC à Recredit foi feita pelos presidentes dos conselhos de administração da Recredit - Gestão de Activos, Valter Dias de Barros e do BPC, André Lopes.
Em declarações à imprensa, Valter Dias de Barros fez saber que a Recredit vai continuar a dar tratamento ao processo de recuperação de crédito desta carteira, privilegiando a recuperação pela via extra judicial.
"Vamos fazer a negociação amigável com estes clientes e sempre que não conseguirmos recuperar pela via extra judicial, vamos utilizar todos os recursos que a lei nos permite para reaver esta carteira de crédito", disse.
A Recredit vai fazer um esforço para recuperar o máximo possível da carteira de crédito, que foi avaliada em 6 porcento do total da carteira, no processo de avaliação de qualidade de activos que o BNA injeCtou junto dos bancos comerciais.
Por seu turno, o PCA do BPC, André Lopes, explicou que com a cedência de parte da carteira de crédito à Recredit foram criadas as condições para que futuramente esse exercício de cobrança e regularização de crédito cedido anterior aos vários mutuários pelo BPC passe a ser feito por uma entidade privada.
A sua actividade principal consiste na aquisição e recuperação de créditos concedidos, bem como na gestão de participações financeiras e patrimónios.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública