BPC, Entreposto Aduaneiro e TAAG foram as instituições públicas que mais receberam do Estado
O banco BPC, o Entreposto Aduaneiro e a TAAG foram as empresas públicas que mais beneficiaram da capitalização do Estado nos últimos três anos.
Essas três empresas, entre 2020 a 2022, foram capitalizadas com 430,86 mil milhões de kwanzas (516 milhões de dólares), o que corresponde a 38,2% das 47 empresas públicas que receberam dinheiro do Estado. Nestes últimos anos, o Estado capitalizou essas empresas com mais de 736 mil milhões de kwanzas (900 milhões de dólares).
De 2021 a 2022, as transferências cresceram 151,1%. No relatório agregado do Sector Empresarial Público (SEP), o Governo justifica o crescimento das capitalizações o ano passado com o "leque diversificado de empresas e, em determinados casos, o esforço para realização do capital social".
De acordo com o relatório, o BPC lidera a alocação dos valores por empresa (19,1%), pela recepção da última parcela prevista no seu Plano de Recapitalização e Reestruturação, seguido pelo Entreposto Aduaneiro de Angola (9,7%), em função do financiamento à Reserva Estratégica Alimentar (REA). Já a TAAG (9,4%), a capitalização é justificada com a recuperação dos impactos negativos resultantes da pandemia do covid-19".
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável