Camiões de origem alemã animam vendas no mercado automóvel
BALANÇO. Viaturas pesadas da marca Volkswagen são actualmente as marcas mais solicitadas em Angola. Ainda assim, total das vendas, até Agosto, caiu cerca de 32,3% em relação a igual período do ano passado.
A concessionária Asperbras, que, em Angola, representa a marca de origem alemã Volkswagen, lidera actualmente a venda de viaturas no mercado automóvel nacional, tendo comercializado, até Agosto, 591 unidades.
As vendas da Asperbras representam cerca de 26,9% das vendas globais da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transportes Rodoviários e Outros (ACETRO), que foram de 2.192 unidades, reflexo de uma redução de 32,3%, face às unidades comercializadas no período homólogo: 3.240 unidades.
Depois de arrancar o ano sem ter vendido uma única unidade, a marca, que em 2017 nem apareceu no relatório da ACETRO, recuperou, em Fevereiro, com a venda de 126 automóveis, tendo finalizado o primeiro trimestre com 203 viaturas comercializadas.
As vendas da Volkswagen voltaram a subir no segundo trimestre para 234 unidades. Para o terceiro trimestre, a tendência de crescimento mantém-se, sendo que, só nos meses de Julho e Agosto, foram já ‘despachadas’ 154 viaturas, um resultado que aparece acima da média, se comparado às vendas das outras marcas.
Apesar de só comercializar viaturas pesadas, quer para o segmento comercial, quer para passageiros, a Asperbras tem estado a vender, este ano, muito mais unidades da marca Volkswagen do que qualquer outra representante de marcas tradicionais como a Kia, Renault ou a Fiat que, no ano passado, lideraram.
Este ano, a Kia aparece em quinto lugar no relatório da ACETRO, com a venda de apenas 147 unidades, quando, no ano anterior, já tinha vendido 344 unidades.
A Fiat foi relegada para a sétima posição com a venda de 105 unidades, contra as 547 unidades de 2017 que a colocou em primeiro lugar, na altura.
A Renault, a terceira que mais vendeu no ano passado (288 unidades até Agosto), aparece este ano na sexta posição por ter conseguido somente comercializar, até ao período em análise, 130 viaturas.
SUZUKY e HYUNDAI RECUPERAM ESPAÇO
Logo depois da Volkswagen, este ano aparecem a liderar as vendas de viaturas, no mercado nacional, a Suzuki e a Hyundai que, no ano passado, ocupavam a sexta e a quinta posições, respectivamente.
Entretanto, apesar dessa recuperação, qualquer uma das marcas não foi capaz de superar os números obtidos pela Volkswagen.
Mesmo sendo representada por duas concessionárias, a Angolauto e a Lusolanda, a Suzuki esteve longe dos resultados alcançados pela marca alemã.
No período em análise, a Angolauto conseguiu comercializar 260 unidades da marca japonesa, correspondente a uma quota de mercado de 12%. Já pela Lusolanda, a marca atingiu uma quota de 9% pela venda de 187 viaturas.
Neste último caso, as vendas da Suzuki foram somente superadas pela Hyundai, representada em Angola pela Cosal. A marca sul-coreana vendeu, no período, 248 viaturas, e ocupa assim uma quota de mercado de 11%.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...