Girabola Zap
Banco BAI
Na UE

Comissão Europeia divulga hoje orientações para retomar turismo

13 May. 2020 Mundo

A Comissão Europeia divulga hoje recomendações para a gradual retoma dos transportes e do turismo na União Europeia (UE), dado o levantamento das restrições aplicadas devido à covid-19, querendo assegurar medidas sanitárias e de segurança coordenadas.

Comissão Europeia divulga hoje orientações para retomar turismo

Será no âmbito de “orientações estratégicas do pacote Turismo e Transportes”, que a vice-presidente do executivo comunitário com a pasta de “Uma Europa Preparada para a Era Digital”, Margrethe Vestager, e o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, apresentam hoje, após a reunião do colégio, as recomendações de Bruxelas para a reabertura das fronteiras internas da UE, pensando na retoma destes que são dois dos mais afectados sectores pelo impacto da pandemia, com perdas que ascendem aos milhares de milhões de euros.

Com as fronteiras externas e internas da UE praticamente fechadas devido às medidas restritivas adoptadas para conter a propagação da covid-19, é ainda incerto quando é que os países levantarão as restrições às viagens, nomeadamente aéreas, o que acaba por criar também incerteza sobre a retoma do turismo.

Certo é que esta é uma decisão nacional, pelo que o executivo comunitário pretende com estas orientações “uma abordagem coordenada a nível europeu”, disse a comissária europeia dos Transportes, Adina V?lean, numa entrevista à Lusa publicada no início do mês.

Já numa entrevista publicada na terça-feira, o especialista principal do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para resposta e operações de emergência, Sergio Brusin, recomendou aos países que sejam “cautelosos” e “vigiem” o levantamento das medidas restritivas.

“Com alguma cautela, é possível recomeçar, mas também é necessário entender que esta não será uma temporada normal de turismo ou de viagens, será uma temporada com uma lenta reabertura da economia”, adiantou Sergio Brusin, do ECDC, à Lusa.

X