Girabola Zap
Banco BAI
Protocolo prevê concessão gratuita de assistência militar

China apoia Cabo Verde com 4,4 milhões de euros

11 Mar. 2020 Mundo

A China vai contemplar Cabo Verde com um apoio militar no montante de 4,4 milhões de euros, que vai ser materializado nos próximos cinco anos, conforme protocolo assinado hoje na cidade da Praia.

China apoia Cabo Verde com 4,4 milhões de euros

O protocolo para concessão gratuita da assistência militar foi assinado pelo ministro da Defesa cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, e o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong.

O acordo surge na sequência da primeira visita do titular da Defesa de Cabo Verde a esse país asiático, em novembro de 2017, e da cimeira sobre a cooperação África-China, em setembro de 2018, tendo a decisão do apoio tomada pelas autoridades chinesas em Dezembro de 2018.

Segundo o embaixador da China em Cabo Verde, o protocolo consiste no fornecimento de materiais às Forças Armadas cabo-verdianas, que espera também possam fortalecer as relações com as suas congéneres chinesas.

Lembrando que os dois países estabeleceram relações diplomáticas logo após a independência de Cabo Verde, em 1975, o embaixador disse ainda que ao longo dos anos a cooperação entre as Forças Armadas tornou-se destaque no âmbito das boas relações entre os dois países.