Comércio regista excedentes de farinha de trigo e milho
O Ministério da Indústria e Comércio (Mindcom) afirmou ter a existência de indícios, no mercado nacional, de um excedente de farinha de trigo e milho, que entraram no país, sem o cumprimento dos procedimentos de importação.
Em nota, o Mindcom, através da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), diz que tem vindo a realizar a averiguação e o levantamento dos stocks existentes de alguns produtos que compõem a cesta básica, como farinha de trigo e de milho nos estabelecimentos comerciais e mercados.
A instituição salienta ter constatado haver um excedente que contraria os números oficiais de licenciamento de importação, pelo que, facilmente se pode constatar fortes indícios de que os produtos em causa terão entrado em território nacional sem cumprir com os normais procedimentos de importação.
Em face desta constatação, o Ministério da Indústria e Comércio compromete-se em continuar com o trabalho que está a ser levado a cabo pela ANIESA, no sentido de, nos próximos dias, esclarecer a situação que ameaça os esforços do sector industrial no apoio e incentivo à produção nacional.
Esta acção, enquadra-se na estratégia de diversificação da economia, do Executivo angolano, que visa a diminuição das importações, protecção à produção nacional e garantia da segurança alimentar.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...