Comissão Eleitoral invalida candidatura de Bemba
Os candidatos às eleições presidências da República Democrática do Congo (RDC), nomeadamente; Jean Pierre Bemba Bemba, Adolphe Muzito, Samy Badibanga, Antoine Gizenga Funji, Marie Josée Moka Ngolo, e Ifo- ku Marie José viram as candidaturas invalidadas pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), neste sábado (25), restando apenas 19 concorrentes.
Como motivo da invalidação, a CENI alega que Jean Pierre Bemba Bemba Gombo é condenado por suborno das testemunhas; Adolphe Muzito, conflito de interesse com a sua formação política, partido Lumumbista Unificado (PALU) e Antoine Gizenga, por defeito da qualidade da sua assinatura.
Samy Badibanga foi invalidado e não se explica o motivo da invalidação; Marie Josée Moka-Ngolo, não apresentou a prova de pagamento da caução de 100 mil dólares e Ifoku Marie José, por defeito de nacionalidade de origem, depois de readquirir nacionalidade congolesa, que só dá direito à nacionalidade congolesa adquirida. Aos abrangidos pela invalidação, a CENI deu 11 dias para contestarem perante o tribunal constitucional.
Depois da verificação, o tribunal constitucional voltará a remeter os ‘dossiers’ a CENI, até 11 de Setembro, que publicará a lista definitiva a 19 do mesmo mês.
Recorde-se que o tribunal constitucional foi reestruturado recentemente, depois de duas demissões e da morte de um juiz constitucional. No seu lugar foram nomeados próximos colaboradores do Presidente Kabila.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública